
Roberta Dutra
Psicóloga Clínica
crianças, adolescentes e adultos
1.
Psicoterapia
Individual
Você poderá entender suas emoções, pensamento reprimidos, desejos, sentimentos e condutas.
2.
Terapia de
Casais
O casal poderá identificar os pontos de conflito dentro da relação e a determinar quais as mudanças desejáveis.
3.
Terapia
Sexual
Você poderá perceber como lida com o prazer sexual, com o seu corpo e mente, e como interage nos relacionamentos e nas relações mais íntimas.
4.
Terapia
Familiar
Você poderá compreender o que se passa em sua família e aprender a identificar a dinâmica familiar e a resolver os conflitos.
Minha Abordagem
Terapia humanista:
Essa abordagem acredita em todo o potencial do indivíduo e mostra que liberdade é sinônimo de responsabilidade.
Independente do momento de vida que a pessoa se encontra, a terapia humanista terá sempre como base da técnica de tratamento o profundo respeito pelo ritmo e pela autonomia do indivíduo, utilizando como guia para o trabalho o diálogo estabelecido entre o terapeuta e o cliente. “O que é enfatizado nas terapias humanistas é a capacidade de escolha do indivíduo diante das circunstâncias que o cercam.
O terapeuta procura auxiliar o indivíduo em seu caminho para compreender suas próprias decisões, suas motivações e os valores por trás destas, e como as escolhas realizadas influenciam sua vida.
Quando o indivíduo percebe o seu papel ativo diante dos acontecimentos em sua vida, ele é capaz de tomar responsabilidade por suas escolhas, pois compreende até que ponto é afetado pelas circunstâncias e tem consciência de seu papel de agente nas situações que vivencia.
O indivíduo é capaz de encontrar dentro de si todos os recursos necessários para manter o equilíbrio em sua vida e o psicoterapeuta serve como um guia para que eles possam encontrar suas próprias respostas.

Quem Sou
Sou psicóloga clínica e social, formada há 22 anos, com experiência em drogadição, saúde mental, autismo, terapia de casal, familiar e sexual, crianças, adolescentes e adultos.
Como Obter Ajuda
Para que serve a psicoterapia?
A psicoterapia serve para tratar questões emocionais de grande impacto, como uma perda de alguém querido, por exemplo, a outras que, muitas vezes, consideramos menores, como um desconforto emocional no trabalho, uma briga com seu parceiro (a) ou até mesmo uma tristeza que às vezes surge sem muita explicação.
Esses pequenos ou grande incômodos afetam o nosso bem-estar e por vezes nos desequilibra nesse grande ciclo de transições que é a vida. E é para esses momentos diversos que a psicoterapia atua. Em uma sessão você poderá focar em olhar para si e para os seus sentimentos, compreender mais sobre si próprio e até administrar melhor as suas emoções diante de novas questões que irão surgir.
Para quem a psicoterapia é indicada?
A psicoterapia é para todas as idades e pode ser indicada para diversas situações, graças às suas características amplas de entendimento do comportamento e do sentimento humano. Em geral, as pessoas buscam a terapia pelos seguintes motivos mais comuns:
-
Quando se sente triste por algum período;
-
Quando há problemas que não consegue resolver;
-
Quando tem dificuldades de praticar o autoconhecimento;
-
Quando tem problemas no trabalho, seja por falta de concentração ou relacionamento;
-
Quando está sempre tenso e ansioso pelo que há de vir;
-
Quando pratica atitudes prejudiciais a si próprio e a outras pessoas.
Se você consegue perceber essas questões em você, isso pode ser um sinal ou um sintoma mais claro, de que a psicoterapia poderia ajudá-lo a alcançar um bem-estar emocional.
Que tipo de questões emocionais a psicoterapia pode tratar?
Não há um limite bem definido de questões emocionais que a psicoterapia pode trabalhar, mas em geral, os transtornos e síndromes psicológicas mais comuns são:
-
Ansiedade;
-
Estresse;
-
Transtornos de personalidade (Bipolaridade e Borderline, por exemplo);
-
Estresse pós-traumático (TEPT);
-
Entre outros.
1.
Ansiedade
2.
Auto-estima
3.
4.
Depressão
Medos, fobias e
transtorno do pânico
5.
Relacionamentos tóxicos, narcísicos e abusivos